Católicos de todo o Brasil aproveitam a maior festa secular do país para louvar a Cristo e semear o espírito da alegria.
Muitos leigos, erroneamente, acreditam que a Bíblia é um livro permeado pela sisudez. Ledo engano: há várias passagens da Sagrada Escritura que mostram como a alegria deve ser um sentimento permanente no cristão.
Em Romanos 14,17, pode-se ler: “Porque o Reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz e na alegria no Espírito Santo”. Ter o coração preenchido por Cristo é um privilégio que reflete na alegria do encontro, da solidariedade, do amor ao próximo, da esperança e – por que não? – traduz-se também na alegria do Carnaval.
Durante a maior festa popular do Brasil, às vésperas da Quaresma, diversos grupos católicos, espelhados em diferentes Estados, preferem passar o Carnaval de um modo diferente: com alegria, mas em oração; atrás do trio elétrico, só que louvando a Deus; divertindo-se, mas sem álcool, drogas ou libertinagem. Conhecidos como “folias cristãs” ou “retiros de Carnaval”, esses eventos, organizados por diversos movimentos leigos e também pela própria Igreja Católica, reúnem multidões de jovens e adultos nos quatro dias do Carnaval.
No Brasil, ao menos três grandes folias cristãs arrebatam dezenas e até centenas de milhares de pessoas cada, sem confusão, brigas ou tumultos, tendo somente o tendo somente o sincero desejo da partilha, do louvor a Deus, da festa fraternal: Folia com Cristo Vinde e Vede e Alegrai-vos.
Folia com espírito de JMJ.
Promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e já em seu sexto ano seguido, o bloco Folia com Cristo arrasta uma multidão pelas ruas da Cidade Maravilhosa. Em 2013, a festa acontece na Avenida Rio Branco centro do Rio, de 8 a 12 de fevereiro, período em que se realiza o Carnaval. Assim como no ano passado, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, fará a missa de abertura do evento.
Em 2012, o tema da Folia com Cristo foi “O Espírito Santo Cura Liberta”. Para 2013, com toda a igreja brasileira voltada para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece também na cidade do Rio de Janeiro, em julho, o tema do Folia não poderia ser outro. Quem seguir o trio elétrico cantará e rezará pelo sucesso pleno da JMJ.
Conhecido como “micareta cristã”, o evento Folia com Cristo foi idealizado por Pe. Renato Martins, da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e Santo Antônio de Lisboa, no bairro da Taquara, zona oeste da capital fluminense. Ele surgiu como resposta às micaretas seculares, mostrando que é possível se divertir e extravasar a felicidade dentro dos preceitos cristãos. Segundo Pe. Renato, “o bloco veio mostrar que nós, católicos, podemos curtir um Carnaval saudável, sem drogas, nem violência, louvando a Cristo e evangelizando, espalhando a alegria do católico para todos”. Além das atividades da paróquia e da organização do Folia com Cristo, Pe. Renato Martins é um dos coordenadores dos preparativos da JMJ, atividade que toma bastante do seu tempo, mas não o impedirá de acompanhar o bloco.
Não há inscrições para participar da micareta cristã. Entretanto, quem quiser um “abaDeus”, a versão carioca do abadá baiano, paga módicos R$10,00 e já está vestido para o bloco. Quem não puder comprar, participa do mesmo jeito: o importante é festejar e
louvar.
Em 2012, conforme estimativa da Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas participaram do Folia com Cristo.
Em 2013, cheios do espírito da JMJ, há a real possibilidade de esse número crescer, e muito.
Alegria, alegria
Na capital paulista, a comemoração carnavalesca é diferente: não tem abaDeus, blocos de rua nem trio elétrico. As 10, 12 mil pessoas que se reúnem no Alegrai-vos optam pela adoração a Deus, cânticos e pregação da Palavra, em espírito de fraternidade, comunhão e devoção.
A exemplo do Folia com Cristo, o tema deste ano no Alegrai-vos será a Jornada Mundial da Juventude. Ricardo Meta, 55 anos, produtor musical, radialista e compositor, participa intensamente do Alegrai-vos desde 1999, cuidando, inclusive, da organização e da divulgação. “O nosso evento é uma grande festa feita pelo povo católico. Uma festa de evangelização, comunhão, louvor à bondade e generosidade de Deus, e agradecimento pela presença entre nós”, define.
Promovido pela Renovação Carismática Católica (RCC), os participantes, leigos em sua grande maioria, reúnem-se durante três dias no período do Carnaval, do início da manhã ao fim da tarde. “Não é um retiro individual nem enclausurado. As pessoas vão, participam e voltam para casa. Nosso evento começa às 8h, com a oração do terço. Rezando o terço, nos aproximamos uns dos outros em espírito, pela oração e em presença física. Assim começa nosso Carnaval”, afirma Ricardo.
Após a oração do terço, tem início um dos momentos mais fortes de todo o Alegrai-vos: bandas musicais cantam louvores e orações, acompanhadas por milhares de pessoas que se unem, elevam as mãos, dançam e se abraçam.
“O terceiro momento é denominado ‘Batismo no Espírito Santo’, o nosso encontro com Jesus. Em seguida, há a pregação da Palavra, normalmente feita por um leigo, mas que também pode ser um padre, dependendo da disponibilidade dos convidados”, lembra Ricardo Mota.
Novamente há um momento de oração, seguido do intervalo do almoço. Para quem madrugou, andou de ônibus, metrô ou trem, o período pós-almoço pode ser desafiador. Por isso, a organização do evento marca para esse horário um momento de descontração, permeado pela simplicidade e pelo companheirismo. No meio da tarde, acontece a pregação do tema, que em 2013 será toda voltada à força dos jovens católicos, com a chegada da Jornada Mundial da Juventude. Para encerrar o dia, celebra-se a missa.
Durante mais de duas décadas, o Alegrai-vos ocorreu no Ginásio do Ibirapuera. Em 2012, por conflito de agendas com outras atividades do Governo de São Paulo que ocorreriam no mesmo espaço, o evento
viu-se obrigado a procurar um novo local.
Vim, vi e louvei!
Em diversas dioceses do Brasil, Carnaval é sinônimo de “Vinde e Vede” para os foliões de Cristo.
Em Cuiabá, capital do Mato Grosso, o Vinde e Vede é organizado pela Arquidiocese, em conjunto com a RCC e o Movimento Sacerdotal Mariano, e é considerado o maior evento católico do Estado.
De acordo com a coordenação geral da Arquidiocese de Cuiabá, a 27a edição do Vinde e Vede será o momento mais oportuno para lançar a Campanha da Fraternidade no Estado, cujo tema, neste ano, será “Fraternidade e Juventude”.
O Vinde e Vede acontece nos dias 9, 10,11 e 12 de fevereiro, e promoverá quatro tardes de evangelização, catequese, momentos de louvor, música, agradecimento e intercessão. “Será o verdadeiro Carnaval, trazendo a alegria que vem do pleno coração de Deus”, afirma a equipe de coordenação da arquidiocese. Segundo José Carlos Gabriel, coordenador da infraestrutura e da parte financeira do Vinde e Vede, o evento de 2012 reuniu mais de 100 mil pessoas no Memorial Papa João Paulo 11, durante os quatro dias de Carnaval. “Esse período do ano tem nome e sobrenome para diversas famílias no Estado: Vinde e Vede”, definiu.
No Vinde e Vede da cidade de Serra, próximo à capital Vitória, no Espírito Santo, as crianças também podem acompanhar os pais. A organização coloca à disposição algumas salas, com monitores e recreadores, que cuidam dos pequenos com total segurança, enquanto o restante da família “pula Carnaval” ao som dos louvores ao Senhor.
“Davi ordenou aos chefes dos levitas que designassem alguns de seus irmãos como cantores, para tocarem com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos e levantarem a voz com alegria”.
A exemplo da citação do livro de Crônicas, as folias cristãs demonstram que é possível levar a Palavra de Deus ao coração dos brasileiros com alegria e entusiasmo. É Carnaval: vinde, vede e alegrai-vos, pois é santa a folia com Cristo!
* Retirada da revista Ave Maria do ano 114, fevereiro de 2013, pág. 40 a 43.